O QUE É?
Pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, realizados coletivamente nos postos de trabalho ou locais anexos e elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o dia, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e/ou tonificando-as, atuando de forma preventiva e terapêutica.
PORQUÊ FAZER?
Através dela espera-se: prevenir a fadiga muscular, reduzir as doenças ocupacionais, diminuir o índice de acidentes no trabalho e o absenteísmo (faltas ao trabalho), corrigir vícios posturais, aumentar a disposição, motivação e a atenção do funcionário e ainda promover o bem-estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecendo, respeitando, amando e estimulando o próprio corpo.
BENEFÍCIOS:
Podemos classificá-los em:
A) Fisiológicos: aumento da temperatura corporal tecidual e da circulação sangüínea, diminuição da viscosidade muscular e articular, melhor oxigenação muscular e cerebral.
B) Físicas: incremento na flexibilidade e mobilidade articular, desenvolvimento da força e resistência muscular específica, aprimoramento do reflexo, coordenação e percepção corporal e minimização dos vícios posturais.
C) Psíquicas: mudança da rotina, integração dos funcionários entre os pares e superiores, atenuação do estresse, maior motivação, disposição e ânimo e valorização individual.
COMO FAZER?
Os exercícios podem ser executados antes e depois do trabalho, em pequenas pausas no meio do expediente ou em qualquer momento que se sentir necessidade. A orientação é feita por um profissional da área da Educação Física Especializado.
É importante lembrar que cada um é também responsável por sua saúde no ambiente de trabalho! Por isso cabe a todos a sensibilização para a participação, o incentivo, o aprendizado e a execução dos exercícios propostos.
Fonte Imagem: http://saudedotrabalhador.com/
Desta forma a Ginástica Laboral é um excelente mecanismo para valorizar e incentivar a prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento da performance profissional, pessoal e social ocorrerá naturalmente.
MODALIDADES
Dentre as diferentes possibilidades de desenvolvimento com a Ginástica Laboral, podemos destacar: a GINÁSTICA PREPARATÓRIA, realizada antes do início da jornada de trabalho, com o objetivo de preparar os funcionários para as suas tarefas, despertando-os e deixando-os mais atentos e com uma maior disposição. Caracteriza-se por atividades mais dinâmicas e mais intensas. A COMPENSATÓRIA ou DE PAUSA, realizada durante a jornada de trabalho, com o objetivo de interromper a monotonia operacional, aproveitando a(s) pausa(s) para executar exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos e posturais. Neste momento os movimentos são mais suaves, lentos pausados e direcionados para a compensação das estruturas envolvidas na atividade profissional. A de RELAXAMENTO, realizada no final do expediente, baseada em atividades de alongamentos e relaxamento muscular associados a exercícios respiratórios, com o objetivo de alinhamento das estruturas musculares, descompressão articular, redução das tensões físicas e emocionais e melhor oxigenação. E a GLOBAL, realizada em qualquer momento com uma dinâmica que envolve todas as modalidades anteriores.
CONCLUSÃO
O novo modelo empresarial está baseado em indivíduos saudáveis, dentro de organizações saudáveis, que respeitem e contribuem para uma comunidade e meio ambiente saudáveis!
Neste novo milênio, "muitos desafios se apresentam para o meio empresarial", e dois deles parecem ser universais quanto a sua natureza.
O primeiro está relacionado à necessidade de força de trabalho saudável, motivada e preparada para a extrema competição. O segundo desafio é a capacidade de a empresa responder à demanda de seus funcionários em relação a uma melhor qualidade de vida.
Portanto a performance não está ligada somente ao mercado, ao produto, à organização ou à competência individual e coletiva. O que representa o maior fator de sucesso é o comportamento das pessoas e as respostas que elas dâo ao estímulo (estresse) que recebem. Muitos estudos já demonstraram que é possível alcançar esses objetivos por meio de implantação de programas de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde.
Hoje as empresas/empresários estão percebendo que a qualidade de vida de seus colaboradores está diretamente ligada à maior produtividade. A organização que não considerar este conceito em seus objetivos ficará para trás em muito pouco tempo. E cada vez mais as empresas que desejarem sobreviver e perpetuar-se deverão investir nas pessoas.
E A GINÁSTICA LABORAL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO!!