sexta-feira, 2 de julho de 2010

MUDANÇA DE MENTALIDADE





FATORES DIGNIFICANTES    /     FATORES "COISIFICANTES"

Estímulo à colaboração / Estímulo à competição

Que vençam todos! / Que vençam os melhores!

Valorização do trabalho individual e em equipe / Ênfase no trabalho individual                                                 

Conflito entre idéias / Conflito entre pessoas

Acordo ganha-ganha / Lei do mais forte

Todos pensam e executam / Uns pensam, outros executam

Chefe remove os obstáculos à motivação / Chefe que somente motiva

O que podemos aprender com este erro? / Onde está o culpado?

Melhorar continuamente / Fazer certo da primeira vez

Medir para melhorar / Medir para premiar ou punir

Cada um se avalia / O chefe avalia todos

Cada um se controla / Contrôle “policial”

Confiança / Desconfiança

Medições por estatística / “Eu acho...”

Chefe que constrói / Chefe que usa

Ganhos de produtividade por crescimento / Ganho de produtividade por demissões


Contrôle dos processos / Contrôle dos resultados

Redução contínua dos defeitos / Zerar os defeitos

O cliente reconhece quando vê / Eu sei o que o cliente quer

Trabalhar para o cliente / Trabalhar para o patrão

Promoção por critérios grupais / Promoção de quem faz política

Sanções por critérios do grupo / Sanções por critério do chefe

Agressivo é quem inova / Agressivo é quem aparece

Orgulho do que se é / Orgulho do que se tem

Troca honesta de feedback / Crítica pelas costas

Trabalhar realiza / Trabalhar é doloroso

Prevalece o coletivismo / Prevalece o individualismo

Amizade e trabalho se completam / Amizade e trabalho não se misturam

Liberdade de ir e vir / Locais não permitidos

Transparência nos resultados da empresa / Divulgação dos maus resultados


Idéias são bem vindas / “Isso não vai dar certo ou já foi tentado”

Compartilhar sentimentos / Esconder sentimentos

Todos podem se desenvolver / Desenvolver os de alto potencial

“Oba, vai mudar!” / “Ih, vai mudar!”

Informar / Informar o que convém

Ajude e peça ajuda / Faça o que é seu que faço o que é meu

Fazer porque acredita / Fazer porque foi mandado

Normas defenidas e melhoradas / Normas impostas por quem as cumpre

Respeitar as normas porque acredita / Respeitar por medo

Utilizar do poder de influenciar e convencer / Utilizar o poder de mandar

Futuro desafiante / Falta de percepção a respeito do futuro

Trabalhos de curto a longo prazo / “É para ontem!”

Trabalho desafiante / Trabalho monótono

Orgulho da imagem da empresa / Imagem ruim da empresa

quinta-feira, 1 de julho de 2010

RESPIRAÇÃO

          Uma Pausa Para Relaxar na própria mesa e Retomar o Trabalho com Mais Vontade!!!:

          Experimente o exercício abaixo que a QualiFis propõe e diminua seu estresse de uma jornada dura de trabalho.







RESPIRAÇÃO PROFUNDA:


          É a mais fácil e eficaz técnica de relaxamento existente. Quando fazemos uma respiração rápida e ansiosa, significa que estamos sob algum estresse de maior bintensidade. Então para reverter este processo, faça respirações profundas para interromper o efeito do cansaço e ajudá-lo(a) a relaxar. 

Assim:

          Feche os olhos, expire (solte o ar) completamente pela boca. Concentre-se no estômago e observe-o encolhendo assim que você expirar. Então inspire (puxe o ar) lentamente pelo nariz. Concentre-se em seu estômago expandindo assim que inspirar – Respiração Abdominal. Prenda a respiração por 5 segundos, em seguida, expire começando o ciclo novamente. Repita isso por pelo menos umas 5 vezes. 
           E para finalizar faça uma “balançadinha” de cachorro. Está rindo? é isso mesmo, imagine como os cachorros fazem para se secarem após o banho. Balance as seguintes partes do corpo: braços, pernas, pés, cabeça e finalmente os ombros. Você está pronto(a) para recomeçar seu trabalho com muito mais disposição! Experimente! 

terça-feira, 8 de junho de 2010

GINÁSTICA LABORAL


O QUE É?


          Pode ser conceituada como um conjunto de práticas físicas, realizados coletivamente nos postos de trabalho ou locais anexos e elaboradas a partir da atividade profissional exercida durante o dia, que visa compensar as estruturas mais utilizadas no trabalho e ativar as que não são requeridas, relaxando-as e/ou tonificando-as, atuando de forma preventiva e terapêutica.

PORQUÊ FAZER?

          Através dela espera-se: prevenir a fadiga muscular, reduzir as doenças ocupacionais, diminuir o índice de acidentes no trabalho e o absenteísmo (faltas ao trabalho), corrigir vícios posturais, aumentar a disposição, motivação e a atenção do funcionário e ainda promover o bem-estar individual por intermédio da consciência corporal: conhecendo, respeitando, amando e estimulando o próprio corpo.

BENEFÍCIOS:

Podemos classificá-los em:

A) Fisiológicos: aumento da temperatura corporal tecidual e da circulação sangüínea, diminuição da viscosidade muscular e articular, melhor oxigenação muscular e cerebral.

B) Físicas: incremento na flexibilidade e mobilidade articular, desenvolvimento da força e resistência muscular específica, aprimoramento do reflexo, coordenação e percepção corporal e minimização dos vícios posturais.

C) Psíquicas: mudança da rotina, integração dos funcionários entre os pares e superiores, atenuação do estresse, maior motivação, disposição e ânimo e valorização individual.

COMO FAZER?

          Os exercícios podem ser executados antes e depois do trabalho, em pequenas pausas no meio do expediente ou em qualquer momento que se sentir necessidade. A orientação é feita por um profissional da área da Educação Física Especializado.
          É importante lembrar que cada um é também responsável por sua saúde no ambiente de trabalho! Por isso cabe a todos a sensibilização para a participação, o incentivo, o aprendizado e a execução dos exercícios propostos.

                        Fonte Imagem: http://saudedotrabalhador.com/

          Desta forma a Ginástica Laboral é um excelente mecanismo para valorizar e incentivar a prática de atividades físicas como instrumento de promoção da saúde e do desempenho profissional. Assim, a partir da diminuição do sedentarismo, do controle do estresse e da melhoria da qualidade de vida, o aumento da performance profissional, pessoal e social ocorrerá naturalmente. 


MODALIDADES
  
          Dentre as diferentes possibilidades de desenvolvimento com a Ginástica Laboral, podemos destacar: a GINÁSTICA PREPARATÓRIA, realizada antes do início da jornada de trabalho, com o objetivo de preparar os funcionários para as suas tarefas, despertando-os e deixando-os mais atentos e com uma maior disposição. Caracteriza-se por atividades mais dinâmicas e mais intensas. A COMPENSATÓRIA ou DE PAUSA, realizada durante a jornada de trabalho, com o objetivo de interromper a monotonia operacional, aproveitando a(s) pausa(s) para executar exercícios específicos de compensação para esforços repetitivos e posturais. Neste momento os movimentos são mais suaves, lentos pausados e direcionados para a compensação das estruturas envolvidas na atividade profissional. A de RELAXAMENTO, realizada no final do expediente, baseada em atividades de alongamentos e relaxamento muscular associados a exercícios respiratórios, com o objetivo de alinhamento das estruturas musculares, descompressão articular, redução das tensões físicas e emocionais e melhor oxigenação. E a GLOBAL, realizada em qualquer momento com uma dinâmica que envolve todas as modalidades anteriores.

CONCLUSÃO

          O novo modelo empresarial está baseado em indivíduos saudáveis, dentro de organizações saudáveis, que respeitem e contribuem para uma comunidade e meio ambiente saudáveis!
          Neste novo milênio, "muitos desafios se apresentam para o meio empresarial", e dois deles parecem ser universais quanto a sua natureza.
          O primeiro está relacionado à necessidade de força de trabalho saudável, motivada e preparada para a extrema competição. O segundo desafio é a capacidade de a empresa responder à demanda de seus funcionários em relação a uma melhor qualidade de vida.
          Portanto a performance não está ligada somente ao mercado, ao produto, à organização ou à competência individual e coletiva. O que representa o maior fator de sucesso é o comportamento das pessoas e as respostas que elas dâo ao estímulo (estresse) que recebem. Muitos estudos já demonstraram que é possível alcançar esses objetivos por meio de implantação de programas de Qualidade de Vida e Promoção de Saúde.
          Hoje as empresas/empresários estão percebendo que a qualidade de vida de seus colaboradores está diretamente ligada à maior produtividade. A organização que não considerar este conceito em seus objetivos ficará para trás em muito pouco tempo. E cada vez mais as empresas que desejarem sobreviver e perpetuar-se deverão investir nas pessoas.

E A GINÁSTICA LABORAL É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA PARA ESTA TRANSFORMAÇÃO!!

segunda-feira, 7 de junho de 2010

VAMOS CAMINHAR?

Para você manter ou melhorar a sua Qualidade de Vida, a Saúde, o Bem-Estar Físico, Mental e Social, Prevenir Doenças e aprimorar sua Aptidão Física, estando apto à realizar com vigor e satisfação suas atividades diárias tanto profissionais e sociais como as de lazer, nada melhor que a prática regular e orientada do Exercício Físico.

E uma ótima opção são as Caminhadas vigorosas e em ritmo constante, que trazem excelentes benefícios ao coração, pulmões e a circulação além de fortalecer os grupos musculares, ossos, articulações e tendões das pernas e coxas.



DICAS IMPORTANTES:

•Faça uma avaliação periódica com o seu médico;

•Prefira locais arborizados, frescos e tranqüilo;

•Realize a atividade em grupo (é mais seguro e motivante);

•Aproveite o momento para conversar;

•Os horários mais adequados são: início da manhã e fim de tarde;

•Evite os horários excessivamente quentes;

•Use roupas adequadas ao clima e que permitam a transpiração;

•O calçado deve ser macio e que se adapte confortavelmente ao pé;

•Um aquecimento com alongamentos prévio é fundamental;

•Inicie em ritmo menor e depois gradualmente acelere;

•Passadas com a seqüência: Calcanhar, planta dos pés e dedos;

•Puxe o ar pelo nariz e libere-o pela boca;

•Atenção à postura correta;

•Saiba como controlar sua freqüência cardíaca alvo;

•Hidrate-se sempre que necessitar (antes, durante e após a atividade);

•Não pare repentinamente, desacelere gradualmente e alongue-se;

•Qualquer sintoma de dor ou mal estar, interrompa a atividade e procure um médico;

•Adote um estilo de vida saudável;

•Alimente-se adequadamente;

•Descanse bem;

•Abstenha-se do fumo e do álcool;

•Realize a atividade física de 3 a 5 vezes por semana;

•Oriente-se com o seu Professor de Educação Física.


AGORA É COM VOCÊ, E TENHA EXCELENTES CAMINHADAS!!